Exercitar-se na hora do parto reduz chance de cesárea e dor

23/04/09 – Praticar exercícios fisioterápicos durante o parto aumenta a tolerância à dor, reduz o uso de fármacos e diminui o tempo até o nascimento do bebê, conclui um estudo feito no Hospital Universitário da USP. Entre as grávidas que fizeram as atividades, o índice de cesarianas ficou em 11%. A média, na instituição, é de 20%.

Na pesquisa, foram avaliadas 132 gestantes do primeiro filho, com gravidez a termo: 70 foram acompanhadas por fisioterapeuta e fizeram os exercícios preconizados no trabalho de parto e outras 62 tiveram acompanhamento obstétrico normal, sem os exercícios. As gestantes do estudo foram orientadas a ficar em várias posições, fazer movimentos articulares e pélvicos, relaxamento do períneo e coordenação do diafragma. A fisioterapeuta Eliane Bio, autora do estudo, diz que, além da redução do número de cesáreas, os exercícios diminuíram a dor e a duração do trabalho de parto -de 11 para 5 horas. “Nenhuma parturiente do nosso grupo precisou de analgésico.” No grupo controle, 62% usaram drogas de analgesia.

No Brasil, exercícios no trabalho de parto estão restritos aos poucos centros médicos que incentivam o parto normal, mas, em países como a Inglaterra e a Alemanha, vigoram há mais de 40 anos. Na França, toda grávida é orientada a fazer ao menos 12 consultas com o fisioterapeuta no pré-natal.

exercicio-gineco

Fonte: Folha on-line
~ por Rodolfo Parreira em 28/04/2009.

3 Respostas to “Exercitar-se na hora do parto reduz chance de cesárea e dor”

  1. adorei a materia e as posicoes ilustradas ira me ajudar bastante no meu trabalho com as gestantes

  2. Oi Sou Aline,
    Gostaria de mostrar um pouca da minha experiência na minha primeira gestação. A dois anos atras tive o meu primeiro filho e optei por pelo parto normal e recurso naturais para amenizar a minha dor. A fisioterapeuta mandaram eu andar, fez massagem nas minhas gostas, sentei na bola, tomei banho de chuveiro com agua morna e sem tirar a super orientação q me deram, hoje venho aqui para agradecer e a fisioterapia pois fez bastante efeito no meu trabalho de parto e recomendar a todas futuras gestantes.
    Estou grávida do meu segundo filho e ja tenho certeza absoluta que será um parto normal e com ajuda da fisioterapia, recomendo todas as mamae de provar um pouco da minha experiencia pois tenho certaza que vcs iram amar!
    Obrigada!

    • Prezada Aline, nós ficamos muito agradecidos com a vossa declaração, os fisioterapeutas estao sempre pesquisando e buscando novas intervenções para melhor atendimento e cuidados com as pessoas, e a fisioterapia no Brasil, caminha assim, sempre pesquisando, inovando e se atualizando. São notícias assim que nos ddeixam mais entusiamado a buscar o conhecimento e aplicá-los, para melhor satisfaçao dos clientes/pacientes. Muito obrigado e saúde ao seu novo bebê. Rodolfo Parreira

Deixe um comentário

 
